top of page

O DESENVOLVIMENTO E A AFETIVIDADE DO ALUNO

Daniela Rodrigues Kobachuk
Enoque Mendes Kobachuk
Daniel Consoni Cocito
Marlon Alonso da Silveira
Matheus Sanches Rodrigues
Marceli da Silva Serafim
Gabriela Serafim Bedin

Level:

ISBN:

978-65-84936-93-5

DOI:

10.46898/worges.9786584936935

Descrição

Como pesquisadoras da Educação Básica, observamos alguns comportamentos entre professor e aluno despertaram nossa atenção, e nos levou a observar melhor nossa própria atuação com os alunos. Essa escola que atende alunos em diversas faixa etária, onde realizamos a pesquisa na E.M. – Escola Luiz Dorini.
Este envolvimento e atuação em escolas da rede municipal possibilitou a percepção de que não há, via de regra, uma preocupação efetiva quanto a afetividade na prática educacional para o desenvolvimento emocional dos alunos, tanto por parte dos professores quanto por parte dos pais.
Sendo o tema desenvolvimento e afetividade poderá servir de reflexão aos pais e professores a refletirem sobre a importância do desenvolvimento e afeto na relação professor / aluno no ambiente educacional e os prejuízos que ocorrem na formação do aluno quando da ausência de afeto.
A afetividade constitui ao longo da vida em conjunto de significados elaborados no processo de interação entre as pessoas, e dentro do ambiente escolar no processo de aprendizagem não é diferente. É natural a cada pessoa seja criança ou adulto reproduzir as experiências vividas em momento histórico e ambiente social. A afetividade tem sua evolução ao longo da psicogênese – ou origem psíquica – dentro da sociogênese – ou origem social – uma vez incorporada as conquistas realizada no plano da inteligência.

2 de julho de 2025 às 22:00:00

bottom of page